13 ferramentas manuais para ter em sua loja

As ferramentas manuais possuem a função principal de auxiliar e facilitar a execução de tarefas do dia a dia. Elas diminuem a necessidade de força e habilidade para execução de atividades cotidianas, como apertar um parafuso ou instalar um prego. Confira os itens que não podem faltar em sua loja!

1. Chave de fenda

A chave de fenda é uma das principais ferramentas manuais e um dos itens obrigatórios para ter em casa. Sua atuação está relacionada ao uso de parafusos. Precisa instalar, apertar, afrouxar parafusos com o encaixe reto? A chave de fenda é a ferramenta ideal. Seja para consertar dobradiças, montar um móvel ou instalar uma prateleira, a chave de fenda pode resolver seu problema.

2. Chave Philips

A chave Phillips também deve ser usada para instalação de parafusos, entretanto, o modelo de parafuso é diferente: ele deve ter a cabeça de estrela ou formato de “X”. A ponta da chave Phillips é o que a diferencia em relação à chave de fenda.

 3. Chave inglesa

Também conhecido como chave ajustável, a chave inglesa se ajusta ao tamanho do parafuso e da porca. Isso acontece por meio de um sistema que abre e fecha a “mandíbula” da ferramenta, onde a porca é encaixada. É bastante usada para facilitar a aplicação do torque necessário para apertar ou desapertar parafusos e porcas.

4. Chave Allen

Usadas para apertar ou afrouxar parafusos com sextavado interno. Tem formato em “L” para permitir a aplicação do efeito alavanca, tornando o trabalho mais fácil. Geralmente são vendidas em conjunto, com várias chaves Allen de tamanhos diferentes.

5. Chave de boca

Serve para apertar porcas e parafusos sextavados. O tamanho da cabeça do parafuso e/ou da porca deve estar de acordo com o tamanho da chave. Existem vários tamanhos, por isso, você deve saber qual é o ideal para sua necessidade pontual.

6. Chave combinada

Cada uma das duas extremidades da chave combinada possui um formato. Uma extremidade tem a função de atuar sobre parafusos e porcas sextavados. A outra, sobre parafusos e porcas quadrados. Visto de outra forma, a chave combinada tem em uma extremidade a abertura fixa e na outra o formato de estrela. São encontradas em diferentes tamanhos que medem milímetros ou polegadas.

7. Alicate universal

O alicate universal permite que você aperte objetos (alicate de pressão) e corte-os (alicate de corte). Essas duas funções em um mesmo item fizeram com que ele recebesse o nome de “universal”. Com essa ferramenta você consegue realizar tarefas que exigem muita força, em poucos segundos.

8. Martelo

Para pregar ou retirar pregos de variadas superfícies, conte com um martelo em sua lista de ferramentas manuais. Você encontra martelos de aço, borracha, nylon e cobre.

9. Tesouras

As tesouras podem ser usadas para diversos fins, desde a manutenção de jardins até corte de cabos.

10. Serras e serrotes

Também são encontrados em diferentes formatos, para ação em diferentes materiais, oferecendo variados acabamentos. Entretanto, de maneira geral, são usados para cortar itens como tábuas de madeira e tubos de PVC.

 11. Nível

Se você pretende realizar a instalação de prateleiras sem que elas fiquem tortas, o nível é um importante item de sua lista de ferramentas manuais. Além da instalação de prateleiras, o objeto também pode ser usado para aplicação de pisos e revestimentos, por exemplo.

12. Trenas

As trenas são equipamentos para medição interna e externa de ambientes. Seja para a compra de um armário nas medidas certas ou para o cálculo da quantidade de material para uma obra.

13. Limas

Sua função é desgastar o metal como uma lixa e, por isso, é muito usada para afiar outras ferramentas. Você pode encontrar modelos como:

– Lima chata (murça ou bastarda); lima meia-cana; lima redonda; lima triangular.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *