10 fatores-chave de sucesso no varejo de materiais de construção

Pra você que tem uma loja no comércio varejista de material de construção, confira alguns fatores que são essenciais para o sucesso do seu negócio. Elaboramos uma lista que aponta quais são os dez pontos que mais precisam de atenção, são recomendações práticas e dicas para melhorar o desempenho do empreendimento e aumentar as vendas.
Posicionamento de mercado
Faça pesquisas de mercado e defina bem seu público-alvo, e então implemente estratégias de preço e promoções para os clientes, de acordo com o perfil deles.
Gestão de produtos
Organize os produtos por categoria, analise as necessidades dos clientes e faça um controle rígido do estoque de mercadorias.
Controles financeiros
Planeje os investimentos necessários para aperfeiçoar os resultados do negócio e mantenha o registro do fluxo financeiro da loja.
Comodidade
Ofereça uma boa localização, e acesso à loja sem complicação, além de facilidades de pagamento e possibilidade de entrega dos materiais em locais escolhidos pelos clientes.
Parcerias
Tenha um bom relacionamento com fornecedores e profissionais e empresas de produtos e serviços complementares.
Marketing de relacionamento
Conheça as necessidades e as expectativas de compra dos clientes, foque em uma estratégia de relacionamento com eles e que leve em conta os objetivos do negócio.
Gestão de processos
Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja e mantenha um controle dos indicadores do negócio, para conseguir atingir metas de redução de custos e de aumento de vendas, por exemplo.
Gestão de estoque
Mantenha um registro dos fornecedores e produtos do estoque, controlando as baixas e a necessidade de novos materiais, por meio de um sistema informatizado.
Layout da loja
Deixe a circulação pela loja a mais fluida possível, organize os produtos por categorias. Os de maior fluxo de vendas devem ficar em pontos estratégicos, para o que cliente possa visualizá-los com mais facilidade.
Atendimento
Capacite continuamente os funcionários sobre os produtos e serviços oferecidos e ensine a eles novas técnicas de venda. Com isso, é possível gerar vendas adicionais no processo de compra.