Quais as principais causas de abandono de carrinho e como reduzi-las?

O abandono de carrinho acontece quando consumidores desistem de adquirir produtos do e-commerce na reta final da jornada de compra. É fundamental que o lojista entenda quais são os fatores que levam a não concretização da venda.

Veja o que fazer pra recuperar parte desses consumidores em potencial, garantindo o sucesso da sua loja virtual. Vamos lá?

Ao monitorar a taxa de abandono no e-commerce, é possível mapear o comportamento do cliente e buscar compreender os momentos pelos quais ele desistiu do carrinho. Tais informações permitem criar estratégias pra recuperar as vendas perdidas, trazendo o cliente de volta pra finalizar a compra ou editar o pedido.

Por que as pessoas abandonam o carrinho?

São vários os fatores que fazem o consumidor desistir de finalizar a compra online. O problema pode estar tanto no site quanto em fatores como valor do frete e limitação dos meios de pagamento. Confira algum dos principais motivos de abandono do carrinho!

Valor do frete: Ao colocar os itens no carrinho e digitar o CEP, o cliente se depare com um valor acima do esperado. Também pode acontecer de o valor total da entrega não aparecer até o fechamento do pedido. Assim, o cliente escolhe vários itens e os coloca no carrinho apenas com a finalidade de calcular o frete.

Falta de segurança: Se o cliente se sente inseguro na hora de adicionar suas informações no site, é natural que decida interromper a compra. Isso acontece por falta de certificados de segurança ou de transparência no momento da finalização, principalmente em relação aos dados de pagamento.

Cadastros muito grandes: É comum perder a paciência durante as etapas de cadastro, não chegando a concluir a ação de compra. Além da demora no processo, o redirecionamento de páginas prejudica a experiência do cliente no ambiente online, já que finalizar a compra fora do site pode deixá-lo desconfiado.

Meios limitados de pagamento: Se a sua loja virtual não oferece variedades de pagamento, como várias opções de bandeiras de crédito e débito, transferências com Pix, parcelamento pra os pedidos, entre outras, o cliente se sente frustrado. Por isso, é comum ele desistir da compra na última etapa, mesmo quando os itens já estão selecionados no carrinho.

Como reduzir e reverter o abandono de carrinho?

Conquiste a confiança do cliente: Deixe claras as informações disponíveis no site, esclarecendo políticas de entrega, valor do frete e formas de pagamento. Ofereça um acesso com formulários de cadastros simples e objetivo, solicitando apenas dados que sejam importantes pra garantir uma compra segura e a conclusão do pedido. É preciso atenção à confiabilidade do site, sendo importante exibir certificados de segurança, por exemplo.

Invista em e-mail marketing: É uma ótima estratégia pra lembrar ao cliente em potencial sobre produtos que ele deixou no carrinho. Além de servir como um convite pra finalizar a compra, esse tipo de lembrete também pode ser usado a fim de oferecer descontos personalizados pra recuperação de carrinho e isenção de frete.

Promova os produtos do carrinho: Muitas vezes, acontece de o cliente colocar os itens no carrinho e deixá-los parados por ainda ter dúvidas se vale ou não a pena adquiri-los. Pra facilitar a decisão, a dica é enviar mais informações sobre os produtos, enfatizando suas vantagens e seus benefícios.

Agora você já conhece as causas mais comuns pra o abandono de carrinho nas lojas virtuais. Usando as dicas que mostramos, você poderá reduzir esse problema no seu e-commerce. Por isso, não deixe de colocá-las em prática, combinado?

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