FIM DE ANO: 7 Dicas práticas para aumentar suas vendas

No fim de ano, um novo desafio surge para as empresas de diversos setores: como vender mais nesta época do ano?

Naturalmente, podemos considerar uma época interessante para alcançar metas de faturamento e conquistar mais clientes, porém, em tempos de crise, devemos ficar atentos.

É necessária uma análise de mercado, buscando entender como investir corretamente para encerrar o ano com um capital extra no caixa. Se você quer dar um gás para seu negócio antes que o ano acabe, este post foi feito pensando em você.  Confira 7 dicas poderosas que preparamos para te ajudar a vender mais neste fim de ano.

  • Desenvolva promoções sob medida

É preciso ter cuidado: um produto muito barato pode, ao invés de atrair, afastar o cliente, que acaba desconfiando da qualidade devido ao preço muito baixo.

É preciso conhecer bem sua margem de lucro e compreender o que seus clientes desejam, estabelecendo o quanto você pode reduzir do preço final sem sair no prejuízo.

Pense no que mais se enquadra dentro do perfil de sua empresa: dois produtos pelo preço de um? Descontos progressivos? Programas de fidelidade? Acerte em cheio no coração do cliente com uma promoção que reúna bom preço e valores objetivos.

  • Fique de olho no seu estoque

Busque o equilíbrio, não é necessário encher os estoques sem planejamento. Devemos evitar a perda de vendas na época mais lucrativa do ano. Considere promover seus produtos já estocados e compre apenas o que possui maior giro de venda.

  • Aproxime-se de seus fornecedores e garanta descontos

O desconto dado ao cliente começa com o desconto obtido com seus fornecedores.

Invista nos profissionais com melhor desconto e prazo. Leve em consideração os melhores custos de transporte, manuseio e condições de pagamento. Quanto melhor for a sua negociação com os fornecedores, melhor será o preço final para o seu cliente.

  • Mantenha seu negócio atraente

Invista em vitrines renovadas, sites eficientes, campanhas de marketing afinadas. Otimize todos os espaços, físicos ou virtuais, de seu negócio pensando em atrair o olhar dos clientes.

Outra dica importante de como vender mais no final do ano no comércio virtual são os cupons de desconto, que podem ser usados pelos clientes ao término de suas compras.

Outro ponto que deve ser considerado é a presença digital da sua empresa: ela deve estar posicionada nos principais canais de compras online. Sites de redes sociais como Facebook e Instagram são ótimos veículos para divulgar seus produtos.

  • Prepare os funcionários

As vendas de final de ano exigem maior atenção e dedicação de todo o seu time de funcionários. Treine sua equipe para se sair bem nos dias de maior movimento e considere contratar mão de obra temporária para garantir o bom fluxo de atendimento.

  • Esteja preparado para o pós-venda

Nesta época podem ocorrer diversas solicitações para troca de produtos, que acabam sendo até mais importantes que a venda inicial.

No momento da troca, muitos clientes costumam gastar um pouco mais. Esta é a oportunidade ideal para criar ações de cross selling e upselling, estimulando o cliente a adquirir novos produtos.

  • Pense na fidelização

Nesta época do ano, é comum que sua loja receba diversos clientes pela primeira vez. É a sua chance de causar uma boa impressão, garantindo a volta desses novos consumidores para comprarem novamente.

Muitas empresas investem ainda em cartões de fidelidade, programas de pontos ou descontos progressivos para reter sua nova clientela.

Aproveite o final do ano para formar uma base sólida de novos clientes e começar o novo ano com mais consumidores em foco!

Manter as vendas já é um grande desafio para diversos segmentos, imagina vender mais no fim de ano e no Natal! Esperamos que o post tenha lhe ajudado! E se você quiser saber um pouco sobre a nossa empresa, nos acompanhe nas redes sociais!

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